segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como alcançar o máximo desempenho no seu curso de alemão?

Antes de começar a aprender um idioma vale lembrar algumas coisas. As pessoas imaginam que estudos diários e cansativos vão proporcioná-las um aprendizado melhor e mais rápido. No entanto não existe forma rápida de se aprender um idioma, mas existe a mais prática e aquela que se encaixa de acordo com seu dia a dia.

Primeiramente, qualquer idioma deve ser classificado como um desafio. Um desafio a mais na sua vida para você enfrentar de frente e com garra, porém com técnicas infalíveis, pois senão o inimigo te derruba "literalmente". Não há meios de colocar todo o conhecimento de um outro país, cultura, idioma e etc. de uma vez só dentro da cabeça, mas há aperfeiçoamento e paciência para isso.
Há pessoas que começam a aprender um idioma, seja a trabalho, estudos ou simplesmente diversão e param na metade do caminho (algo extremamente comum) os motivos são desmotivação, ou acharem que a língua é mais difícil do que o seu conhecimento pode alcançar. Digo que essas dificuldades impostas por você mesmo é que irão te derrubar antes de você tentar. A leitura em si de vários conteúdos, gramática em geral, vocabulários grandiosos e "decorebas" não irão te fazer um falante fluente em nenhum idioma. Este processo requer muito esforço do aluno, mas não mental, e sim ser dedicado ao aprendizado gradual da nova língua.

Agora que demos essa introdução, podemos falar de algumas técnicas aplicáveis e simples, tanto para o idioma alemão quanto para qualquer outro que você esteja aprendendo. São técnicas simples, mas que dão bons resultados.

1) O aluno deve ter em mente o objetivo principal do porquê aprender um novo idioma e assim criar uma rotina de estudos.Talvez você esteja fazendo um curso em alguma escola de idiomas ou simplesmente aprendendo sozinho, para este segundo caso vale lembrar que o esforço deve ser maior então é recomendável que você busque várias formas de estudo.
OBS: Nos dias em que não se sentir a vontade deixe de lado qualquer tentativa de estudo, estudar sem vontade é perder tempo. Lembre-se disso!

2) Para aperfeiçoar e se familiarizar com o idioma é recomendável que você passe a conhecer aspectos do país onde se falar o idioma pelo qual você está aprendendo. Estes aspectos podem se dividir em: cinema, música, cultura e etc.
A música principalmente é um veículo importantíssimo para se familiarizar com uma nova língua, é dela que você pode notar até mesmo o modo de como as pessoas falam, e assim aprender com os próprios nativos aquela língua.

O aprendizado de um novo idioma requer que você volte a ser um bebê, quando está ainda soltando suas primeiras palavras. É ouvindo que se aprende, porém o contato visual também é muito importante.

3) Assistir a filmes e vídeos no idioma que você está aprendendo é muito importante, é a partir dessas mídias que você também acaba por conhecer coisas pelas quais nem imaginava.

Outra dica importante, se você puder fazer uma viagem ao país falante do idioma é muito bom. Agora se isso não for possível, você pode optar por conhecer pessoas através da internet falantes, ou alunos do mesmo idioma que você e trocar ideias. Assim o aprendizado pode se tornar ainda mais prazeroso.

Enfim, não bastam somente livros e gramáticas, tem que haver um pouco de interesse pelos lugares falantes do idioma. No caso do alemão, podemos aprender muito sobre a cultura alemã que realmente é vasta e pode nos oferecer cada vez mais um gostinho do qual é difícil de esquecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário